Embreagem

 

A embreagem do carro tem diversas funções, como possibilitar a saída do veículo, transmitir o torque e proteger o motor e a transmissão contra sobrecargas. Além disso, elaé responsável por transmitir a força do motor para a caixa de câmbio e demais componentes do sistema de transmissão e filtrar as vibrações geradas pelo motor. Pensando na importância desse equipamento, explicamos como funciona a embreagem e quais itens a compõem.

 

Itens da embreagem

 

Rolamento

 

Esse item tem a função de pressionar o centro da mola-diafragma, permitindo o afastamento das placas de pressão do disco de embreagem e interrompendo a transmissão da rotação do motor para a caixa de câmbio.

 

Platô

 

O platô é formado pela carcaça da embreagem do carro, a placa de pressão e a mola membrana. Esse mecanismo tem a função de unir o disco de embreagem com o volante do motor, garantindo a suavidade na saída da inércia do automóvel.

 

Disco

 

O disco de embreagem é o elemento responsável por interligar o motor, a transmissão e o platô, além de amortecer e reduzir o ruído e o desgaste na transmissão.


Funcionamento da embreagem do carro

 

Ao acionar a embreagem do carro, o fluido no interior do circuito hidráulico pressiona o embolo do servo da embreagem e a haste externa aciona a alavanca e o garfo de embreagem ao mesmo tempo.

 

Isso faz com que o garfo puxe o mancal da embreagem, controlando a mola e atuando como uma alavanca, retirando a pressão do disco e afastando a placa de pressão do volante. Esse comando resulta no desacoplamento do disco de embreagem com o volante e encerra a transmissão de torque para a caixa de câmbio.

Embreagem

ENTRE EM CONTATO

Preencha o formulário abaixo e um de nossos consultores vai entrar em contato com você.